A Xerox apresenta soluções para transformar o Ensino nas Escolas

Uma solução única no mercado, faz uma gestão inteligente dos dados para facilitar aos professores a personalização do ensino

Lisboa, 20 de Janeiro de 2015 – Não se pode negar a cada vez maior relevância da necessidade de agilidade na gestão de grandes volumes de dados (big data) e a sua correspondente análise.

Mas o que acontece quando os dados de que necessita estão integrados em páginas de trabalhos de casa, questionários e testes e ainda por cima escritos por crianças com 7 anos de idade?  

Esta foi a questão que os professores e administradores escolares colocaram aos investigadores da Xerox quando lhes foi perguntado como é que a tecnologia poderia ajudar a aumentar o nível de ensino individual.

Determinados a resolver este desafio, os investigadores do Xerox Research Center Webster em Nova Iorque, desenvolveram o Xerox Ignite™ Educator Support System.

Esta solução integra a área de “Learning Services” da Xerox que se dedica em soluções de gestão de talentos, percursos adaptados de aprendizagem de estudantes e trabalhadores, e-learning, etc.

O Xerox Ignite é um workflow único e solução de software que transporta o trabalho dos alunos escrito à mão (hoje em papel e/ou em tablets amanhã), para o domínio da análise digital, facilitando aos professores avaliarem o trabalho do aluno percebendo de modo mais imediato que os alunos aprendem a velocidades diferentes e de formas diferentes.

“Numa forma muito fácil de usar, a Xerox ofereceu aos professores uma forma muito rápida de analisar os dados dos seus alunos, dando-lhes mais tempo para prepararem exercícios específicos de recuperação para os alunos com maiores dificuldades”, afirmou Adele Bovard, superintendente do Webster School District, um dos agrupamentos escolares de New York, onde o programa piloto da Xerox está a decorrer. “Em vez de gastar tempo a avaliar testes e a interpretar dados, os professores podem aceder facilmente a visualizações pertinentes de dados, focando-se em atender às necessidades de cada aluno individualmente. Isto é revolucionário para nós.”

Como funciona

Se, por exemplo, um professor pretender saber se a sua turma compreendeu bem uma aula sobre frações, pode digitalizar num multifunções Xerox com o sistema Xerox Ignite, os trabalhos de casa dos alunos e as avaliações.

Usando a tecnologia avançada de “captura de imagem”, o software lê e analisa o trabalho dos alunos em minutos. Depois o professor pode selecionar a forma como pretende ver os dados escolhendo entre várias relatórios diferentes de uma página, tais como:

  • Um resumo da turma “numa vista rápida” que mostra quem precisa de ajuda extra e em que áreas, e quem é que está preparado para avançar.
  • Um relatório de “contexto” que mostra de que forma está a evoluir com o tempo cada aptidão em cada aluno.
  • Um relatório de nível de ensino que ajuda os professores a partilharem as melhores práticas e a agruparem os alunos em grupos de aprendizagem.
  • Um relatório de feedback para o aluno que diz a cada aluno quais as matérias em que precisa de trabalhar.

O sistema Xerox Ignite está atualmente disponível na América do Norte e suporta apenas a língua Inglesa, mas será implementado futuramente noutras línguas.

Se necessitar de imagens de suporte, aceda a: http://xrx.sm/o4c 

Sobre a Xerox

Desde a invenção da Xerografia há mais de 75 anos, a Xerox tem ajudado as empresas a simplificarem a forma como trabalham. Hoje somos o líder global em processos de negócio e gestão documental, ajudando as pessoas a serem mais eficientes para que se possam concentrar no seu verdadeiro negócio.

Com sede em Norwalk, Conn., nos Estados Unidos, mais de 140.000 colaboradores da Xerox servem os clientes em 180 países, fornecendo serviços de outsourcing, equipamentos de impressão para todos os ambientes e organizações de todos os mercados e industrias. Saiba mais em www.xerox.pt.

Na Europa a Xerox possui instalações de fabrico e logística na Irlanda, no Reino Unido e na Holanda, e uma unidade de investigação e desenvolvimento – o Xerox Research Centre Europe – em Grenoble, França.

Sobre a Xerox Portugal

A Xerox Portugal é uma organização em desenvolvimento contínuo e procura constante de novas tecnologias e soluções adequadas às necessidades e expetativas dos clientes, assente num ambiente estimulante e flexível à participação de todos os colaboradores.

Integrada numa organização de nível mundial é hoje uma empresa líder global, avaliada em 22,5 mil milhões de dólares, dedicada aos processos de negócio e gestão documental. Através do seu vasto portfólio tecnológico, serviços e ofertas de outsourcing, a Xerox disponibiliza soluções de impressão quer para ambientes de escritório, quer para os mercados da indústria das artes gráficas.

A sua abordagem de serviços em outsourcing de documentos permite posicionar-se no mercado como parceiro de valor comprovado, que compreende os desafios dos diferentes setores permitindo que os clientes se foquem naquilo que fazem de melhor: o seu verdadeiro negócio.

Posicionando-se como uma marca orientada para o cliente, centrada na inovação tecnológica e qualidade, assume preocupações ao nível da responsabilidade social e preservação do meio ambiente.

Concentra o seu investimento na Pesquisa e no Desenvolvimento de novas soluções para a área das Tecnologias de Informação e faz parte de um grupo que atua em 160 países, de todos os continentes.

A Xerox Portugal opera em Portugal desde 1965 a partir da sua sede em Lisboa e com concessionários e parceiros autorizados espalhados por todo o país.

Receba RSS news feeds, registando-se em http://news.xerox.com/rss e para mais informações aceda ao site: www.xerox.pt ou visite-nos nas Redes Sociais em:

Para mais informações, por favor, contate:

Inforpress | Telf: 21 324 02 27 | 96 346 1296

João Baptista | jbaptista@inforpress.com

João Duarte | jduarte@inforpress.com