Cientistas da Xerox partilham inovações que ensinam os computadores a pensar como humanos

As novidades apresentadas incluem tecnologia móvel que transforma os smartphones em assistentes de condução e que promete acabar com o envio de SMS durante a condução

Lisboa, 3 de Fevereiro de 2015 – Cerca de duas dezenas de cientistas de topo da Xerox juntaram-se aos seus colegas do Facebook, Google, Microsoft Research, Amazon e a alguns dos principais representantes das maiores universidades mundiais para partilhar os resultados das suas investigações.

No encontro anual IEEE Computer Vision/Pattern Recognition, que decorreu no Ohio, Estados Unidos, os especialistas da Xerox apresentaram soluções que visam “ensinar” os computadores a ser mais humanos, imitando a forma como pensamos. 

“A Xerox é pioneira em ensinar computadores a extraírem análises significativas a partir de imagens e vídeos”, disse Raja Bala, cientista da Xerox em Webster, Nova Iorque. “Mas embora tenha havido um progresso significativo nos últimos anos, há ainda uma série de desafios científicos que precisam de ser resolvidos”.

Entre as principais novidades apresentadas, destaque para:

Deteção de envio de SMS durante a condução

O impacto desta prática em termos de sinistralidade rodoviária tem motivado a criação de legislação que restringe cada vez mais a utilização de dispositivos móveis durante a condução. Os cientistas da Xerox criaram um sistema que recorre às câmaras colocadas nas auto-estradas e que utilizam sistemas de reconhecimento de padrões que permitem detetar quando os condutores estão a enviar SMS.

Transformar os smartphones em assistentes de condução

Outro projeto de visão computacional apresentado pode transformar um smartphone num assistente de condução. Através de tecnologia de deteção facial, o dispositivo analisa a direção do olhar do motorista, por exemplo, e identifica se o condutor está com a atenção necessária à estrada.

Produzir imagens mais atraentes

Investigadores da Xerox Europa, em parceria com a universidade de Harvard estão a estudar o que primeiro atrai a atenção das pessoas numa imagem. Compreender exatamente qual é o elemento mais atraente aos nossos olhos permite prever antecipadamente para onde as pessoas olharão perante uma cena, uma foto ou um jogo.

Projetar perguntas de ‘ouro’ em tarefas complexas crowdsourcing

O crowdsourcing é frequentemente utilizado como um fórum para encontrar pessoas que classifiquem imagens, mas apresenta dificuldades sempre que é preciso recorrer a especialistas em determinados assuntos (como ornitólogos para identificar espécies de pássaros), já que é raro encontrar especialistas com estas características em plataformas de crowdsourcing. Para ajudar as pessoas que não são especialistas, os centros de pesquisa da Xerox na Europa e Índia criaram um sistema que permite fazer um filtro inicial e propor um limitado número de categorias para escolhas. O sistema inclui automaticamente as chamadas perguntas de “ouro” para identificar anotadores não confiáveis e garantir a qualidade das classificações.

Se necessitar de imagens de suporte, aceda a: http://xrx.sm/o4c 

Sobre a Xerox

Desde a invenção da Xerografia há mais de 75 anos, a Xerox tem ajudado as empresas a simplificarem a forma como trabalham. Hoje somos o líder global em processos de negócio e gestão documental, ajudando as pessoas a serem mais eficientes para que se possam concentrar no seu verdadeiro negócio.

Com sede em Norwalk, Conn., nos Estados Unidos, mais de 140.000 colaboradores da Xerox servem os clientes em 180 países, fornecendo serviços de outsourcing, equipamentos de impressão para todos os ambientes e organizações de todos os mercados e industrias. Saiba mais em www.xerox.pt.

Na Europa a Xerox possui instalações de fabrico e logística na Irlanda, no Reino Unido e na Holanda, e uma unidade de investigação e desenvolvimento – o Xerox Research Centre Europe – em Grenoble, França.

Sobre a Xerox Portugal

A Xerox Portugal é uma organização em desenvolvimento contínuo e procura constante de novas tecnologias e soluções adequadas às necessidades e expetativas dos clientes, assente num ambiente estimulante e flexível à participação de todos os colaboradores.

Integrada numa organização de nível mundial é hoje uma empresa líder global, avaliada em 22,5 mil milhões de dólares, dedicada aos processos de negócio e gestão documental. Através do seu vasto portfólio tecnológico, serviços e ofertas de outsourcing, a Xerox disponibiliza soluções de impressão quer para ambientes de escritório, quer para os mercados da indústria das artes gráficas.

A sua abordagem de serviços em outsourcing de documentos permite posicionar-se no mercado como parceiro de valor comprovado, que compreende os desafios dos diferentes setores permitindo que os clientes se foquem naquilo que fazem de melhor: o seu verdadeiro negócio.

Posicionando-se como uma marca orientada para o cliente, centrada na inovação tecnológica e qualidade, assume preocupações ao nível da responsabilidade social e preservação do meio ambiente.

Concentra o seu investimento na Pesquisa e no Desenvolvimento de novas soluções para a área das Tecnologias de Informação e faz parte de um grupo que atua em 160 países, de todos os continentes.

A Xerox Portugal opera em Portugal desde 1965 a partir da sua sede em Lisboa e com concessionários e parceiros autorizados espalhados por todo o país.

Receba RSS news feeds, registando-se em http://news.xerox.com/rss e para mais informações aceda ao site: www.xerox.pt ou visite-nos nas Redes Sociais em:

Para mais informações, por favor, contate:

Inforpress | Telf: 21 324 02 27 | 96 346 1296

João Baptista | jbaptista@inforpress.com

João Duarte | jduarte@inforpress.com