Estudo da Xerox destaca a importância do big data para o sucesso das empresas

Organizações ainda encontram obstáculos na implementação das soluções na gestão do volume de dados. Qualidade dos dados, segurança e formação são considerados os principais desafios.

Lisboa, 02 de Fevereiro de 2016 – A Xerox, em parceria com a Forrester Consulting, acaba de desenvolver um estudo na Europa, sobre a gestão de dados e a implementação de iniciativas de big data – que envolve um grande volume de dados. A análise permitiu concluir que há questões significativas que atrasam a adopção e o sucesso das ferramentas de gestão de informação, dentro das empresas. Os decisores destacam a existência de um conjunto de desafios – entre os quais a falta de formação dos utilizadores – que implicam a implementação de estratégias de big data, incluindo segurança, privacidade e qualidade dos dados.

“Os decisores conhecem o potencial da informação e dos dados que têm que gerir, mas o cenário geral que se constata nas organizações, ainda apresenta enormes desafios. Apesar disso, a grande maioria das empresas está a avançar com tecnologia para gerir o big data em diversas áreas das empresas.” afirma José Esfola, diretor de Marketing da Xerox Portugal.

O estudo foi desenvolvido com base num inquérito a 330 executivos de topo na Europa Ocidental. A análise permite identificar três tendências que salientam o papel do big data na gestão das organizações:

  • Big data são fator chave nas decisões: 61% das organizações referiram que as decisões feitas durante 2015 iriam ser provavelmente mais baseadas em informação orientada por dados que em fatores como instinto, opinião ou experiência;
  • Dados incorretos são dispendiosos: 70% das organizações ainda encontra dados incorretos nos seus sistemas e 46% acredita que este facto tem um impacto negativo no negócio, requerendo novo cálculo ou conjuntos de dados totalmente inutilizáveis.
  • Segurança e privacidade dos dados: 37% dos inquiridos referiu a segurança e privacidade como um dos maiores desafios quando implementam estratégias de big data.

“Datarati” avançam
Da amostra recolhida, 20% dos inquiridos revela grande competência em trabalhar com grandes volume de dados – definidos como “Datarati”. Cerca de 31% dos participantes foram classificados como “Data-laggards”, por adotarem abordagens mais tradicionais. A maior parte (49%) foi categorizada entre estes dois grupos e definida como “Data-explorers”.

Ainda assim, apenas 33% dos “Datarati” tem confiança total em análises de big data quando tomam decisões executivas, em comparação com apenas 17% dos “Data-laggards”.

Parcerias para eliminar obstáculos
As aspirações das empresas em relação aos big data continuam elevadas apesar de ainda existirem alguns dados incorretos. De um modo geral, espera-se que a adopção de soluções para a gestão de grandes volumes de dados transforme as empresas. Estas ferramentas permitem uma interacção com os clientes mais eficiente, uma melhor colaboração entre as equipas internas e um apoio mais efectivo ao aumento da produtividade dos colaboradores.

Criar parcerias com especialistas externos é uma forma de potenciar os avanços na gestão do big data. O estudo demonstra que 30% dos inquiridos planeia parcerias com fornecedores externos para atualizarem os projetos de big data nos próximos 12 meses.

Se necessitar de imagens de suporte, aceda a: http://xrx.sm/rt6

Sobre a Xerox
Desde a invenção da Xerografia há mais de 75 anos, a Xerox tem ajudado as empresas a simplificarem a forma como trabalham. Hoje somos o líder global em processos de negócio e gestão documental, ajudando as pessoas a serem mais eficientes para que se possam concentrar no seu verdadeiro negócio.
Com sede em Norwalk, Conn., nos Estados Unidos, mais de 140.000 colaboradores da Xerox servem os clientes em 180 países, fornecendo serviços de outsourcing, equipamentos de impressão para todos os ambientes e organizações de todos os mercados e industrias. Saiba mais em www.xerox.pt.
Na Europa a Xerox possui instalações de fabrico e logística na Irlanda, no Reino Unido e na Holanda, e uma unidade de investigação e desenvolvimento – o Xerox Research Centre Europe – em Grenoble, França.

Sobre a Xerox Portugal
A Xerox Portugal é uma organização em desenvolvimento contínuo e procura constante de novas tecnologias e soluções adequadas às necessidades e expetativas dos clientes, assente num ambiente estimulante e flexível à participação de todos os colaboradores.
Integrada numa organização de nível mundial é hoje uma empresa líder global, avaliada em 22,5 mil milhões de dólares, dedicada aos processos de negócio e gestão documental. Através do seu vasto portfólio tecnológico, serviços e ofertas de outsourcing, a Xerox disponibiliza soluções de impressão quer para ambientes de escritório, quer para os mercados da indústria das artes gráficas.
A sua abordagem de serviços em outsourcing de documentos permite posicionar-se no mercado como parceiro de valor comprovado, que compreende os desafios dos diferentes setores permitindo que os clientes se foquem naquilo que fazem de melhor: o seu verdadeiro negócio.
Posicionando-se como uma marca orientada para o cliente, centrada na inovação tecnológica e qualidade, assume preocupações ao nível da responsabilidade social e preservação do meio ambiente.
Concentra o seu investimento na Pesquisa e no Desenvolvimento de novas soluções para a área das Tecnologias de Informação e faz parte de um grupo que atua em 160 países, de todos os continentes.
A Xerox Portugal opera em Portugal desde 1965 a partir da sua sede em Lisboa e com concessionários e parceiros autorizados espalhados por todo o país.

Para mais informações, por favor, contate:
Atrevia | Telf: 21 324 02 27 | 926 728 292
Marisa Macedo | mmacedo@atrevia.com
Inês Albino |  ialbino@atrevia.com