Novo estudo indica que mais de metade dos trabalhadores nem sempre seguem ou estão alerta sobre as políticas de segurança das suas empresas.
Lisboa, 14 de Fevereiro de 2012 – Pensa que a informação confidencial está protegida pelas políticas de segurança de Tecnologias de Informação? É melhor pensar novamente. Um novo estudo levado a cabo pela Xerox e pela McAfee, revela que mais de metade (54%) dos empregados indicam que não seguem as politicas de segurança de TI’s da sua empresa, ou nem sequer têm conhecimento dessas politicas – o que deixa em risco informação crítica como números de cartões de crédito, relatórios financeiros e de recursos humanos e outros documentos de clientes.
De acordo com o estudo, 39% dos empregados que procedem à cópia, digitalização ou impressão de documentos confidenciais no trabalho tendem a preocupar-se se a documentação deixada na rede pode manter-se segura.
Com base nesta preocupação, a Xerox e a McAfee estão a trabalhar em conjunto de forma a conceberem um sistema de segurança que ajude as empresas a protegerem-se contra possíveis ameaças a estes dados confidenciais. Ao integrar o software McAfee nas soluções tecnológicas da Xerox, as duas empresas planeiam um método que permita que apenas ficheiros devidamente aprovados e reconhecidos pelos sistemas como autorizados possam “correr” nos ambientes de trabalho.
Esta oferta pretende oferecer uma protecção adicional significativa quando comparado com sistemas anteriores, em que o utilizador tinha que estar atento e bloquear possíveis vírus, spyware e outros softwares maliciosos. Paralelamente, a solução vai fornecer uma auditoria para investigar o tempo e a origem de acções de segurança e, proceder a determinadas tomadas de decisão.
“Com mais de 50.000 novas ameaças de segurança a surgir todos os dias proteger a informação das empresas mais sensíveis pode ser intimidante para os gestores de TI’s – especialmente quando consideramos que qualquer sistema em rede, desde o PC até ao fax, pode estar exposto a estas ameaças,” afirma Luís Alves Monteiro, da Xerox Portugal. “Esta parceria vai funcionar de forma a assegurar que estes sistemas são seguros e a informação da empresa está protegida.”
A Xerox e a McAfee estão a optimizar a segurança dos sistemas em rede para proteger dados proprietários das empresas – uma solução necessária de acordo com o estudo, que detectou que algumas empresas estão muito atentas às politicas de segurança de TI’s e utilizam códigos de acesso para recolha de impressões e cópias. Outros resultados foram detectados pelo estudo:
- 51% destes empregados cujo local de trabalho dispõe de uma impressora, fotocopiadora ou MFP, já procedeu à cópia, impressão ou digitalização de documentos confidenciais no trabalho;
- 39% estão preocupados se as informações confidenciais estão seguras, 86% estão preocupados com as suas informações pessoais, 77% com os dados dos clientes e 70% com a informação proprietária das empresas;
- Mais de metade (54%) indica que o PC é uma das principais ameaças de segurança em rede quando comparado com outros sistemas de TI’s, enquanto que apenas 6% indica que são os MFPs;
- Apenas 13% dos empregados cujo local de trabalho dispõe de uma impressora, fotocopiadora ou MFP dizem estar preparados para introduzir uma password ou um código no MFP antes de libertarem um trabalho;
“ Este estudo pretendeu incluir dispositivos que, quando originalmente concebidos, nunca foram considerados uma ameaça à segurança ", afirma Tom Moore, vice-presidente sales da McAfee. "Agora estamos a observar a necessidade de segurança em dispositivos como MFPs para proteger dados confidenciais, que se perdidos ou roubados, podem afectar negativamente a empresa e seus funcionários. A parceria com a McAfee e Xerox incorpora segurança no dispositivo para uma melhor protecção.”
Para mais informações sobre a parceria Xerox e McAfee, juntamente com vídeos e imagens visite http://www.xerox.com/security.
Metodologia do estudo
Este estudo foi conduzido online nos Estados Unidos da América pela Harris Interactive em nome da Xerox de 5 a 9 de Janeiro de 2012, a cerca de 2.541 pessoas com mais de 18 anos, dos quais 1.391 são empregados a full time ou part time.
Sobre a Xerox Portugal
Xerox Portugal é uma organização em desenvolvimento e procura constante de novas tecnologias e soluções adequadas às necessidades e expectativas dos clientes, assente num ambiente estimulante e flexível à participação de todos os colaboradores.
Integrada numa organização de nível mundial é hoje uma empresa líder global, avaliada em 22 mil milhões de dólares, focada em três áreas distintas: soluções tecnológicas para pequenos e grandes escritórios, ambientes de impressão de produção e artes gráficas e serviços que incluem consultoria, gestão e implementação parques de impressão e outsourcing de documentos. Através da ACS, uma empresa Xerox, adquirida em Fevereiro de 2010, a Xerox disponibiliza ainda uma extensa linha de outsourcing de processos de negócio e outsourcing de serviços de TI, incluindo processamento de documentos e dados, suporte a operações e controlo financeiro, serviços de gestão de RH e Infra-estruturas de IT. Os 133.000 colaboradores da Xerox servem clientes em mais de 160 países, posicionando-se como uma marca orientada ao cliente, centrada na inovação tecnológica e qualidade, assumindo preocupações ao nível da responsabilidade social e preservação do meio ambiente. A Xerox Portugal opera em Portugal desde 1965 a partir da sua sede em Lisboa e com concessionários e parceiros autorizados espalhados por todo o país.
Mais informações em: www.xerox.pt ou nas Redes Sociais em:
Para mais informações, por favor contacte:
Vanda Rosário
PRD3
Telf.: 21 153 64 51
Telemóvel: 93 448 57 30
vanda.rosario@prd3.pt