Estudo da Xerox indica que os consumidores acreditam que os serviços de informação vão ser gratuitos em 2025

Os consumidores também prevêem que o acesso à Internet irá acabar por se tornar num “Direito Humano Básico”.

Lisboa, 12 de Abril de 2016 – Um recente estudo da Xerox, designado “State of Customer Service”  demonstra que cerca de metade (49%) dos consumidores acredita que não vão ter de pagar por serviços de media no ano de 2025 – independentemente dos canais de transmissão.
48% acredita que não terá que pagar pelos serviços de informação nos media tradicionais e 47% acredita que nos media digitais, de difusão exclusiva online também não existirá um custo para acesso à informação.

Actualmente, 43% dos consumidores paga para ter acesso às plataformas agregadoras dos seus media favoritos (Música, Filmes, etc), pelo que não é de estranhar que 66% dos atuais clientes de subscrições pagas, discorde de que essas plataformas, que primam pela qualidade dos seus serviços, passem a ser gratuitas num futuro próximo.

Neste estudo foram inquiridos 6.000 consumidores na Alemanha, França, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos de forma a demonstrar o impacto e a importância que a informação tem na vida dos inquiridos

Um dos resultados mais acentuado é que a Internet, é e continuará a ser durante os próximos anos, é o canal preferencial para o acesso a informação e conteúdos.

De facto, cerca de 69% dos consumidores prevê que o acesso á Internet seja considerado um direito básico humano no espaço temporal de uma década.

“Com os smartphones e tablets a tornarem-se companhia constante, o consumo de serviços de informação está a expandir exponencialmente,” quem o diz é Greg Schoenbaum, Media Industry Leader da Xerox.
“Quer seja online, TV, rádio, ou redes sociais – estes serviços estão a tornar-se essenciais na nossa vida do dia-a-dia.”

Outras tendências reveladas pelo estudo incluem o seguinte:

  • Aumento da satisfação dos novos utilizadores de serviços de informação
    • Os mais recentes e leais consumidores de novos serviços de informação são aqueles que pagam uma subscrição, sendo que apenas 6% poderão ponderar mudar de fornecedor no decorrer dos próximos 12 meses.
  • A batalha pela privacidade vs personalização
    • 51% dos consumidores de serviços de informação tradicional ainda se sente desconfortável com o uso que as marcas fazem da sua informação pessoal. È também duas vezes mais provável que os novos consumidores de serviços de informação percebam que a informação que recebem não é personalizada.
  • Contactar de forma digital ou através do call center?
    • Os novos consumidores de informação vão optar pelo suporte de auto-ajuda do website (20%) e email (18%) antes de contactarem o contact center (16%). Em contra-ponto, os consumidores de media tradicionais estão duas vezes mais inclinados para fazer uso do contact center.

Em suma, o que este estudo demonstra, é que muitos de nós temos a grande expectativa de que os serviços das Plataformas de informação sejam disponibilizados de forma gratuita, mas ao mesmo tempo exigimos suporte adequado, em tempo real e pelo canal mais conveniente.

As marcas devem por isso ponderar quais os níveis de serviços adequados aos seus targets e em especial quais os canais a disponibilizar para garantir a maior satisfação dos seus clientes.

Se necessitar de imagens de suporte, aceda a: http://xrx.sm/rt6

Sobre a Xerox
Desde a invenção da Xerografia há mais de 75 anos, a Xerox tem ajudado as empresas a simplificarem a forma como trabalham. Hoje somos o líder global em processos de negócio e gestão documental, ajudando as pessoas a serem mais eficientes para que se possam concentrar no seu verdadeiro negócio.
Com sede em Norwalk, Conn., nos Estados Unidos, mais de 140.000 colaboradores da Xerox servem os clientes em 180 países, fornecendo serviços de outsourcing, equipamentos de impressão para todos os ambientes e organizações de todos os mercados e industrias. Saiba mais em www.xerox.pt.
Na Europa a Xerox possui instalações de fabrico e logística na Irlanda, no Reino Unido e na Holanda, e uma unidade de investigação e desenvolvimento – o Xerox Research Centre Europe – em Grenoble, França.

Sobre a Xerox Portugal
A Xerox Portugal é uma organização em desenvolvimento contínuo e procura constante de novas tecnologias e soluções adequadas às necessidades e expetativas dos clientes, assente num ambiente estimulante e flexível à participação de todos os colaboradores.
Integrada numa organização de nível mundial é hoje uma empresa líder global, avaliada em 22,5 mil milhões de dólares, dedicada aos processos de negócio e gestão documental. Através do seu vasto portfólio tecnológico, serviços e ofertas de outsourcing, a Xerox disponibiliza soluções de impressão quer para ambientes de escritório, quer para os mercados da indústria das artes gráficas.
A sua abordagem de serviços em outsourcing de documentos permite posicionar-se no mercado como parceiro de valor comprovado, que compreende os desafios dos diferentes setores permitindo que os clientes se foquem naquilo que fazem de melhor: o seu verdadeiro negócio.
Posicionando-se como uma marca orientada para o cliente, centrada na inovação tecnológica e qualidade, assume preocupações ao nível da responsabilidade social e preservação do meio ambiente.
Concentra o seu investimento na Pesquisa e no Desenvolvimento de novas soluções para a área das Tecnologias de Informação e faz parte de um grupo que atua em 160 países, de todos os continentes.
A Xerox Portugal opera em Portugal desde 1965 a partir da sua sede em Lisboa e com concessionários e parceiros autorizados espalhados por todo o país.

Para mais informações, por favor, contate:
Atrevia | Telf: 21 324 02 27 | 926 728 292
Marisa Macedo | mmacedo@atrevia.com
Inês Albino  | ialbino@atrevia.com