A Xerox e a Vortran Medical Technology uniram-se para acelerar a produção do ventilador GO2Vent da Vortran e do Airway Pressure Monitor (APM-Plus) para ajudar os hospitais a dar resposta às emergências na luta contra o COVID-19.
As duas empresas vão trabalhar juntas para responder rapidamente à escassez de equipamentos de ventilação que são críticos para apoiar a respiração dos pacientes vítimas desta pandemia.
Foi conseguido estabelecer o fornecimento regular de componentes essenciais, e isso permite que ambas as empresas aumentem rapidamente a produção e se atinga já em Abril cerca de 40.000 ventiladores produzidos, e entre 150.000 e 200.000 ventiladores até final de junho.
Juntas, a Xerox e a Vortran terão a capacidade de produzir até 1 milhão de ventiladores nos próximos meses.
Embora o GO2Vent não seja um substituto dos ventiladores das Unidades de Cuidados Intensivos, é amplamente utilizado em situações de emergência, transporte inter-hospitalar e equipamentos de ressonância magnética.
Dada a escassez de ventiladores, os profissionais médicos podem utilizar ferramentas como esta para apoiar pacientes que não precisam de estar em Cuidados Intensivos, libertando os equipamentos mais complexos para quem está numa situação mais crítica.
“Os mais brilhantes cientistas da Xerox e da Vortran encontraram–se virtualmente e descobriram como produzir em massa esta tecnologia crítica, porque queremos ajudar a garantir que todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente têm todos os recursos necessários para ajudar o crescente número de pacientes com COVID-19”, disse John Visentin, CEO da Xerox Corporation.
O GO2Vent de Vortran foi projetado para uso em situações de emergência, desastres naturais, surtos e pandemias como a do COVID-19. É um ventilador descartável, operado a gás, que pode ser configurado em minutos e descartado após o uso por apenas um paciente.
O GO2Vent pode fornecer suporte ventilatório contínuo até 30 dias e opera independentemente do APM-Plus da Vortran.
Além de aumentar a produção do GO2Vent e APM-Plus, a Xerox e a Vortran esperam compilar e analisar dados e feedback dos profissionais de saúde por forma a projetar e produzir em massa outros components que possam ser adicionadas ao GO2Vent e assim expandir as possíveis aplicações deste equipamento.