As estratégias da Xerox Portugal para evitar o quiet quitting

Empresa vencedora do Wellbeing Awards 2022 aposta numa cultura empresarial que garanta o conforto dos colaboradores desde o recrutamento

Lisboa, 28 de setembro de 2022A Xerox Portugal é a vencedora do Wellbing Awards 2022 na categoria das empresas até 250 colaboradores por promover qualidade de vida e bem-estar corporativo. Entre as estratégias adotadas pela empresa premiada está o acolhimento e suporte constante dos colaboradores desde o processo de recrutamento. Para além das premiações, as medidas adotadas pela Xerox Portugal ajudam ainda a evitar o quiet quitting, uma vez que colaboradores felizes são mais motivados e comprometidos, segundo estudo recente da Harvard Business Review.

A pesquisa indica que a confiança na cultura empresarial é uma forma de equilibrar o foco nos resultados e o bem-estar das equipas por ambas as partes assumirem um compromisso mútuo. Ou seja, se os liderados confiam nos líderes, a expectativa é de que esteja assegurado o seu equilíbrio e bem-estar e por isso a entrega dos resultados esperados acontecerá naturalmente.

Para assegurar este compromisso a Xerox Portugal adota uma série de medidas, tal como programas de formação e treino com a temática da saúde mental, apoio psicológico e financeiro estendido às famílias dos colaboradores. Os funcionários também têm consultas de medicina curativa no escritório ou on-line, seguro de saúde alargado á família e 100% pago pela Xerox, ginástica laboral e formação para gestão do tempo. Além disso, a empresa oferece incentivo à parentalidade com a atribuição de um bónus por cada filho nascido ou adotado e subsídio para estudos dos mesmos até os 24 anos.  Quem trabalha na Xerox Portugal também conta com um programa de flexibilidade de horário e ainda a tem possibilidade de dias extra de férias.

“Todos os dias de manhã, o colaborador ou a colaboradora decide entre colocar mais esforço e energia no que faz, ou entregar o mínimo necessário para manter o seu trabalho, o que agora chamamos de quiet quitting. Mas para a Xerox a cultura adotada no local de trabalho é o principal fator que nos ajuda a amaximizar a escolha pela primeira opção.
As nossas pessoas entendem que a cultura da empresa assenta na disponibilização de um conjunto de programas e ferramentas que os ajudam a lidar com os desafios diários, a manter um equilibrio trabalho vida saudável e a tirar o máximo de satisfação da sua actividade profissional.”, afirma Maria Alexandra Pires, Human Resources Business Partner Portugal e Espanha.

Ainda segundo o estudo da Harvard Business Review, líderes mal avaliados têm 14% dos seus liderados desmotivados, enquanto líderes bem avaliados veem apenas 3% dos seus liderados no nível de “desistência silenciosa”. Os resultados indicam que o quiet quitting é normalmente menos sobre a vontade de um colaborador trabalhar mais e mais criativamente, e mais sobre a capacidade de um gestor de construir uma relação com as suas equipas onde as pessoas não estão a contar os minutos para serem despedidos.

“Acreditamos que pela forma como os nossos gestores lidam com as suas equipas, incentivando-as e apoiando-as em todas as vertentes da sua vida profissional e pessoal, o colaborador ou a colaboradora sente que tem voz na empresa e que tem a oportunidade de partilhar as suas experiências em prol dos seus pares.”, destaca Maria Alexandra Pires.

O programa de wellbeing da Xerox Portugal está estruturado em 4 dimensões: Física, Mental, Emocional, Financeira e Social. Orientado a um propósito e incorporado nos valores da organização e na experiência dos colaboradores, este programa está indissociavelmente ligado a um conjunto de políticas, programas e benefícios, bem como à cultura, à melhoria da produtividade, à retenção do talento e à sustentabilidade dos resultados comerciais.

“Um programa de wellbeing bem estruturado pode ser um dos fatores que potencia o compromisso das pessoas para com a empresa, a sua cultura, visão, missão e, por conseguinte, com os resultados operacionais”, completa Maria Alexandra Pires.