Xerox Portugal celebra Dia da Mulher com maior aposta na diversidade de género e a integração da 1ª Mulher como Técnica de Campo

A aposta na diversidade e na inclusão faz parte da história da Xerox, que desde a sua fundação se preocupa em promover estratégias de equidade. Neste sentido, e no âmbito do Dia da Mulher celebrado a 8 de março, a empresa anuncia a contratação da primeira mulher para atuação como Técnica de Campo em Portugal.

Tudo começou há mais de meio século, sob a liderança de Joseph C. Wilson, o primeiro diretor-executivo da Xerox. Foi graças à sua visão que a diversidade passou a integrar os valores da empresa. Em 2001, Anne Mulcahy foi nomeada CEO da Xerox, tornando-se na primeira mulher a ocupar este cargo na empresa. Seguiu-se Ursula Burns oito anos mais tarde, como a 1ª Mulher Negra como CEO de uma empresa da lista da Fortune 500.

Galardoada com vários prémios, a Xerox entrou em 2003 para a lista das ”50 melhores empresas para as minorias” da revista Fortune e, em 2010, foi considerada uma das empresas mais éticas do mundo pelo Instituto Ethisphere.

Com vista a fomentar as estratégias em matéria de diversidade, a Xerox Portugal investe em iniciativas para estimular a entrada das mulheres na empresa, mas, segundo Maria Alexandra Pires HR Business Partner, “para áreas mais técnicas, o que se verifica é que não existem praticamente candidaturas”. Mas as coisas começam a alterar-se, e foi com enorme satisfação que identificámos um perfil, que já colaborava com a empresa em funções de Técnica de Suporte remoto, e que tendo-se candidatado à função de Técnica de Campo, foi integrada na equipa criando assim um novo marco na historia da empresa.

Cristina Pais não esconde o “enorme entusiasmo” que tem pelo mundo da impressão, pelo que ser a primeira mulher a desempenhar esta função na Xerox Portugal é uma nova responsabilidade que diz assumir “com honra e compromisso”.
“Espero encorajar outras mulheres a seguirem esta área de grande dinamismo e de aprendizagem contínua”, afirma.

A Xerox, focada em acompanhar o mundo em constante mudança, aposta na promoção da diversidade e da inclusão dos seus colaboradores com vista a uma maior amostra de perspetivas, e que possam conduzir a avanços inovadores para os seus clientes.

A Xerox é uma entidade empregadora que garante a igualdade de oportunidades no emprego e, por isso, foi premiada e considerada uma das melhores empresas de 2022 na busca de autêntica diversidade pelo Black EOE Journal, pela HISPANIC Network Magazine, pela Professional WOMAN´s Magazine e pela U.S. Veterans Magazine.

Em Portugal foi distinguida em 2022 com o Wellbeing Awards que premia as boas práticas de bem-estar dos colaboradores e em 2021 recebeu o 1º Prémio do Índice de Excelência organizacional.

A Xerox tem investido em iniciativas para estimular a entrada das mulheres na empresa e segundo os dados da “Corporate Social Responsibility (CSR) Goals and Progress Summary” de 2021, as mulheres lideram na empresa nos trabalhos em part-time (61,8% contra 38,2% de homens, liderando nos quadros da direção (60%) e do management (71,6%)).