A Xerox Holdings Corporation (NASDAQ: XRX) anunciou hoje a conclusão da aquisição da Lexmark International, Inc., anteriormente detida pela Ninestar Corporation, PAG Asia Capital e Shanghai Shouda Investment Centre.
A transacção, avaliada em 1,5 mil milhões de dólares (incluindo dívida líquida e passivos assumidos), representa um marco significativo na transformação estratégica da Xerox e reforça o seu compromisso com a oferta de soluções inovadoras para ambientes de trabalho híbridos em constante evolução.
“Há muito que admiramos a forte reputação da Lexmark no setor da impressão e dos serviços de gestão de impressão, a sua sólida base de clientes e parceiros, bem como a sua presença global. Ao longo dos anos, desenvolvemos uma parceria colaborativa e, hoje, elevamos esse relacionamento a um novo patamar”, afirmou Steve Bandrowczak, CEO da Xerox.
“Juntos, vamos proporcionar ainda mais valor aos nossos clientes e parceiros através de um portefólio mais abrangente de soluções de Impressão e Serviços de Gestão de Impressão, impulsionando a nossa estratégia de Reinvenção e consolidando o caminho para um crescimento rentável e sustentável a longo prazo.”
“Hoje regista-se um momento decisivo para a Xerox e para a Lexmark, à medida que as duas grandes empresas se unem para moldar o futuro da indústria da impressão,” afirmou Allen Waugerman, que deixa o cargo de Presidente e CEO da Lexmark com o fecho da operação.
“Liderar a Lexmark foi uma experiência notável, e estou entusiasmado com os sucessos que por certo existiram no futuro.”
Steve Bandrowczak manter-se-á como CEO da Xerox, liderando uma equipa executiva composta por quadros da Xerox e da Lexmark e a equipa de liderança conjunta foi estruturada para acelerar a inovação e escalar a operação, aproveitando o vasto talento disponível em ambas as organizações.
A nova organização combinada servirá mais de 200.000 clientes em mais de 170 países e contará com 125 unidades de fabrico, distribuídas por 16 países.
“Com a aquisição da Lexmark, a Xerox passa a posicionar-se entre os cinco principais intervenientes em todos os grandes segmentos do setor da impressão e reforça a liderança nos Serviços Geridos de Impressão.
Esta combinação estratégica reforça o nosso negócio principal ao expandir a presença em segmentos em crescimento, e aumentando a capacidade de fabrico e alargando o nosso alcance de distribuição.”, acrescentou Bandrowczak.
“Esta transacção acelera a nossa Reinvenção ao melhorar a capacidade em gerar receitas, com maior foco em mercados em expansão, e ao possibilitar um crescimento sustentado das receitas operacionais, através da simplificação estrutural. Ao unir dois portefólios complementares e aprofundar as nossas capacidades, estamos mais bem preparados do que nunca para oferecer soluções completas e inovadoras que promovem o sucesso dos nossos clientes em todas as geografias e sectores.”
Detalhes da Transacção
A aquisição foi financiada através de uma combinação de fundos próprios disponíveis e financiamento bancário. A empresa continua a prever que a transacção terá um impacto positivo nos lucros por ação e no cash-flow em 2025, resultando também numa redução do nível da dívida bruta. Adicionalmente, estima-se que as sinergias de custos relacionadas com a operação ascendam a aproximadamente 240 milhões de dólares, contribuindo com mais de 1 dólar por ação em acréscimo ao lucro por ação até ao final do segundo ano após o fecho da transacção.