Xerox apresenta sistema de pagamento de serviços de transportes públicos através de smartphone

A novidade foi apresentada na Feira UITP 2015 em Milão onde a Xerox marca presença e pretende revolucionar o modo como os passageiros circulam nas diferentes redes de transportes.

Lisboa, 16 de junho de 2015 – São dois os desafios que os operadores de transportes enfrentam atualmente:

1) atrair mais clientes;

2) tornar o pagamento sem bilhetes uma realidade;

No Congresso Mundial e Feira da UITP 2015, em Milão, a Xerox apresentou uma solução, intitulada Xerox SeamlessTM, que consiste num novo modelo para pagamentos móveis nos transportes públicos.

Com base na tecnologia patenteada da Xerox, a Xerox Seamless pode ser usada em comboios, autocarros, elétricos, estacionamentos e sistemas de partilha de viaturas (car sharing).

Duas das principais vantagens são:

  • Ser uma solução universal.

Foi desenvolvida independentemente dos cartões SIM dos telemóveis e é compatível com todos os operadores de telecomunicações móveis. Pode ainda ser instalada, de forma fácil e rápida, pelos operadores de transportes e clientes, ao mesmo tempo que disponibiliza as mesmas garantias de segurança que a bilhética sem contacto convencional.

  • É uma solução intuitiva.

Para as pessoas que usam um serviço de transporte com o qual possam não estar familiarizados, por exemplo, os turistas, podem facilmente ter acesso a serviços e informações, que de outra forma seria mais complexo e moroso.

Modo de funcionamento

Os operadores só têm que instalar as tags de comunicação (Near Field Communication – NFC) nos locais das suas redes de transporte.

Estas tags são disponibilizadas pela Xerox e são tecnicamente mais simples que a maior parte dos normais validadores de bilhetes.

Usam um método desenvolvido e patenteado pelas equipas de investigação e desenvolvimento da Xerox em Grenoble e Valence, em França, para assegurar que as transações são encriptadas e que podem ser transmitidas mesmo a partir de locais sem conectividade à rede.

Os validadores tradicionais requerem uma ligação elétrica e outra à Internet, tornando muitas vezes complexo e dispendioso aos operadores instalar,” refere Jo van Onsem, presidente da área do setor público internacional da Xerox. “Com a solução Seamless da Xerox, as tags podem ser facilmente instaladas sem qualquer um destes pontos.”

A solução Xerox SeamlessTM inclui uma aplicação para smartphone que torna fácil aos utilizadores de transportes públicos gerir as suas viagens. Os utilizadores podem simplesmente descarregar a aplicação Seamless e registarem-se. A faturação será processada automaticamente, com base nas viagens realizadas nos vários transportes.

Se necessitar de imagens de suporte, aceda a: http://xrx.sm/q20

Sobre a Xerox

Desde a invenção da Xerografia há mais de 75 anos, a Xerox tem ajudado as empresas a simplificarem a forma como trabalham. Hoje somos o líder global em processos de negócio e gestão documental, ajudando as pessoas a serem mais eficientes para que se possam concentrar no seu verdadeiro negócio.

Com sede em Norwalk, Conn., nos Estados Unidos, mais de 140.000 colaboradores da Xerox servem os clientes em 180 países, fornecendo serviços de outsourcing, equipamentos de impressão para todos os ambientes e organizações de todos os mercados e industrias. Saiba mais em www.xerox.pt.

Na Europa a Xerox possui instalações de fabrico e logística na Irlanda, no Reino Unido e na Holanda, e uma unidade de investigação e desenvolvimento – o Xerox Research Centre Europe – em Grenoble, França.

Sobre a Xerox Portugal

A Xerox Portugal é uma organização em desenvolvimento contínuo e procura constante de novas tecnologias e soluções adequadas às necessidades e expetativas dos clientes, assente num ambiente estimulante e flexível à participação de todos os colaboradores.

Integrada numa organização de nível mundial é hoje uma empresa líder global, avaliada em 22,5 mil milhões de dólares, dedicada aos processos de negócio e gestão documental. Através do seu vasto portfólio tecnológico, serviços e ofertas de outsourcing, a Xerox disponibiliza soluções de impressão quer para ambientes de escritório, quer para os mercados da indústria das artes gráficas.

A sua abordagem de serviços em outsourcing de documentos permite posicionar-se no mercado como parceiro de valor comprovado, que compreende os desafios dos diferentes setores permitindo que os clientes se foquem naquilo que fazem de melhor: o seu verdadeiro negócio.

Posicionando-se como uma marca orientada para o cliente, centrada na inovação tecnológica e qualidade, assume preocupações ao nível da responsabilidade social e preservação do meio ambiente.

Concentra o seu investimento na Pesquisa e no Desenvolvimento de novas soluções para a área das Tecnologias de Informação e faz parte de um grupo que atua em 160 países, de todos os continentes.

A Xerox Portugal opera em Portugal desde 1965 a partir da sua sede em Lisboa e com concessionários e parceiros autorizados espalhados por todo o país.

Receba RSS news feeds, registando-se em http://news.xerox.com/rss e para mais informações aceda ao site: www.xerox.pt ou visite-nos nas Redes Sociais em:

Para mais informações, por favor, contate:

Atrevia | Telf: 21 324 02 27 | 96 346 1293

Carlota Pina | cpina@atrevia.com

João Duarte | jduarte@atrevia.com