Xerox Joint Venture Eloque anuncia planos para triplicar a instalação de sensores em pontes no primeiro semestre de 2022

Está em plano a expansão para os Estados Unidos e para Europa, à medida que os desafios globais de infraestrutura aumentam

A Xerox anunciou recentemente que a Eloque, a joint venture entre o Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox e o Governo de Vitória na Austrália, planeia triplicar o número de pontes na Austrália usando a sua tecnologia de fibra ótica para monitorização das infraestruturas, durante o primeiro semestre de 2022, ao mesmo tempo que tem em vista a expansão para os Estados Unidos e para a Europa.

“A Eloque fornece aos engenheiros de estruturas e pontes, gestores de ativos das infraestruturas públicas as informações de que precisam sobre a saúde estrutural para melhor prioritizar a manutenção, prolongar a vida útil das infraestruturas e servir como um sistema de alerta proactivo para possíveis falhas”, afirmou John Visentin, CEO da Xerox. “A Eloque está já a ter sucesso com as instalações na Austrália e está a trabalhar com vários departamentos da administração pública de transporte nos EUA para começar a implantar projectos pilotos em 2022, enquanto continua negociações em várops países europeus.”

A recente lei “Bipartisan Infrastructure Act” promulgada nos Estados Unidos inclui US$ 27 mil milhões para reparação de pontes, o que ajudará os estados dos EUA a reduzir significativamente o atraso das reparações.
No entanto, o custo total estimado para reabilitar todas as pontes nos Estados Unidos classificadas como “estruturalmente deficientes” é de US$ 125 mil milhões. Para maximizar o financiamento disponível, as autoridades federais e estatais devem investir em soluções digitais em tempo real, que forneçam às autoridades de transporte as melhores informações possíveis para antecipar possíveis falhas das pontes, ajudá-los a prioritizar melhor a manutenção necessária e prolongar a vida útil das pontes e estradas antigas do país.

A tecnologia de fibra ótica para monitorização das infraestruturas da Eloque está em uso em 12 pontes na Austrália e provou ser uma ferramenta valiosa para gestores de transporte em todo o país.

Em setembro de 2021, um terremoto de magnitude 5,9 atingiu Mansfield um cidade do estado de Victoria, causando pequenos danos estruturais em em Melbourne. As três pontes na área equipadas com a solução da Eloque, não só conseguiram captar a atividade sísmica, como rapidamente permitiram que os gestores de ativos determinassem que as pontes estavam intactas, operando de acordo com as especificações de engenharia e capazes de suportar a próxima carga pesada programada para os movimentos pós terramoto.

“As melhores práticas da gestão de ativos e engenharia são balizas em constante movimento”, afirmou o CEO da Eloque, Campbell Rose AM. “Está na hora destas práticas adotarem avanços tecnológicos. Isso ajudará a abordar a grande magnitude do problema das infraestruturas e este é o centro da solução Eloque.”

No seu relatório 2021 Annual Report Card for America’s Infrastructure, a Sociedade Americana de Engenheiros Civis relatou o seguinte:
“Existem mais de 617.000 pontes nos Estados Unidos. Atualmente, 42% de todas as pontes têm pelo menos 50 anos, e 46.154, ou seja, 7,5% das pontes do país, são consideradas estruturalmente deficientes, o que significa que estão em más condições. O país precisa de um programa sistemático para preservação de pontes como a adotada por muitos Estados, onde a deterioração existente é prioritizada e o foco está na manutenção preventiva.”

Saiba mais sobre a tecnologia de monitorização de integridade estrutural da Eloque aqui.