Xerox apresenta Tecnologia de Produção Inkjet instalada na CGI Portugal

O jato de tinta continua a crescer e estima-se que 58% de toda a impressão a cores de produção digital será efetuada em soluções de jato de tinta durante 2019.

Lisboa, Portugal, 25 de março de 2019 – A Xerox Portugal e a unidade de Document Management Services Ibéria da CGI apresentam o reforço da parceira de várias décadas, tendo como base soluções para produção gráfica digital.

Recentemente esta unidade selecionou a Xerox como fornecedor para uma solução de produção Inkjet em papel contínuo, reforçando que o jato de tinta de produção constitui uma oportunidade para transformar as operações e ser um pilar relevante da oferta integrada para as atuais e futuras necessidades do mercado.

Uma vez mais a Indústria Gráfica está confrontada com um novo paradigma, em termos de evolução tecnológica, que está assente numa efetiva oportunidade associada à tecnologia de jato de tinta de produção, quer seja de folha solta ou de bobine, e que passa pela transformação de processos com vista a reduzir custos e obter novas fontes de rendimento.

Existe uma necessidade real de criar novas eficiências operacionais baseadas em tendências de produção de impressão que são induzidas por:

  • 52% de incremento do número de trabalhos
  • 45% de diminuição dos prazos de entrega
  • 45% de redução das tiragens de grande volume

Crescimento da tecnologia de Jato de Tinta

A tecnologia de jato de tinta vem colmatar lacunas em áreas aplicacionais onde as soluções offset ou xerográficas de folhas soltas não são capazes de responder ou respondem com custos elevados.

  • O jato de tinta reduz os custos operacionais – O uso de “papel branco” para impressão reduz custos em comparação com a produção e armazenamento de documentos offset pré-impressos para impressão à posteriori. Além disso, o jato de tinta carateriza-se por geralmente ter custos de produção por página inferiores aos da xerografia.
  • Jato de tinta aumenta a produtividade – A pressão exercida pela concorrência exige prazos de entrega cada vez mais agressivos. Uma solução de jato de tinta muitas vezes pode substituir várias impressoras xerográficas, simplificando fluxos de trabalho para produzir mais trabalhos em menos tempo, economizando espaço, e reduzindo os custos globais.
  • Jato de tinta permite novas aplicações – Existem algumas necessidades em que apenas o jato de tinta pode dar resposta de forma lucrativa:
    • Incorporar em grandes volumes de comunicação transacional/promocional conteúdos de marketing personalizados a cores, que tradicionalmente eram impressos a preto;
    • Criar grandes campanhas personalizadas de marketing direto de alta rentabilidade;
    • Melhorar o prazo de produção das publicações a pedido;
    • Produzir trabalhos de grande volume com prazos apertados e de forma lucrativa;
    • Transformar catálogos de impressão de offset estáticos em documentos personalizados que geram valor;

 

Segundo José Esfola, Diretor Geral da Xerox Portugal, “O jato de tinta dá hoje resposta a necessidades que as tecnologias offset e xerográfica tradicionalmente não são capazes de satisfazer, produzindo grandes volumes de conteúdos variáveis ou não a um baixo custo. Isto faz com que o jato de tinta seja um elemento essencial na transformação das empresas de impressão para superarem os atuais desafios da indústria.” “A tecnologia de jato de tinta pode ajudar a reduzir custos através da reformulação dos processos de impressão e ainda contribuir para aumentar as receitas transformando as aplicações para criar novas fontes de faturação”, conclui.

Paulo Aradas, Vice President Document Management Services Ibéria da CGI, indica que “em termos de evolução tecnológica, há uma clara oportunidade para que a tecnologia de jato de tinta de produção constitua um canal de comunicação relevante complementar ao nosso foco numa presença e estratégia digitais. A excecional qualidade de imagem e a vasta gama de suportes de impressão, permitem que esta tecnologia possa produzir comunicações mais relevantes e personalizadas para grandes públicos-alvo de forma rápida, rentável e com os melhores resultados. Aproximadamente 92% das empresas têm por expectativa que a quantidade de marketing direto a enviar aumente ou se mantenha estável; já 39% das empresas querem lançar mais ofertas personalizadas tendo por origem bases de dados e 74% das empresas introduzem atualmente mensagens personalizadas nas suas comunicações transacionais.