Xerox anuncia Joint Venture para resolver o problema do envelhecimento de Infraestruturas

Baseado na tecnologia desenvolvida pelo PARC, a Xerox desenvolveu um sistema que monitoriza remotamente a integridade estrutural de Pontes para otimizar a vida útil das estruturas-

Lisboa, Portugal, 18 de Maio de 2019 – A Xerox e o Estado de Victoria, na Austrália, anunciam uma parceria para lançar a Eloque, uma joint venture para comercializar uma nova tecnologia que fará a monitorização remota da integridade estrutural de pontes.

A solução Eloque é uma tecnologia Industrial baseada na Internet of Things (IoT), usando sensores de fibra ótica extremamente finos que são presos às estruturas das Pontes para medir e estimar com precisão todas as medidas de integridade estrutural, como possíveis deformações estruturais, resposta térmica, flexões, cargas, vibração e corrosão.

Esta análise avançada, é usada para fornecer insights diretamente aos proprietários e operadores de manutenção de Pontes em tempo real, e para monitorizar se uma Ponte está a ser sobrecarregada ou subutilizada, se tem problemas estruturais ou danos que precisam de reparação.

De acordo com o American Society of Civil Engineers 2021 Report Card for America’s Infrastructure, apenas nos Estados Unidos, 42% de todas as Pontes têm pelo menos 50 anos e quase 231.000 pontes precisam de reparações e obras de conservação.

Este problema estende-se a todo o mundo, onde se estima que 70% das Pontes na Austrália tenham mais de 50 anos, 11.000 pontes ferroviárias da Alemanha têm mais de 100 anos e 7% das Pontes em França já estão em risco de colapso.

“O envelhecimento e deterioração das infraestruturas públicas é um problema global. Somos pioneiros em tecnologia que mantém a segurança das Pontes e estende a sua vida útil. “, disse o CEO da Xerox, John Visentin.

“A nossa parceria com o Estado australiano de Victoria permite expandir rapidamente esta solução para clientes em todo o mundo que enfrentem esses desafios.”
A tecnologia foi desenvolvida no Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox e testada através de uma parceria entre a Xerox e a VicTrack (empresa pública de Victoria que possui todas as ferrovias do Estado).

“Esta solução ajudará a detectar os problemas mais cedo e assim reduzir os constrangimentos causados ​​pelo encerramento de estradas para inspeções manuais e reparações e ajudar a encontrar problemas com maior rapidez e precisão em especial quando existem eventos inesperados”, disse a Ministra de Infraestruturas de Transporte de Victoria, Jacinta Allan.

Essa tecnologia permite a detecção precoce e a previsão de problemas, permitindo que os problemas sejam encontrados antes que se tornem potencialmente mais caros de reparar e ajudar os clientes a gerir com eficiência os seus orçamentos de manutenção.

“A tecnologia já foi implementada em 7 pontes de Victoria e será progressivamente implementada noutras pontes prioritárias, particularmente naquelas que lidam regularmente com cargas pesadas e estão em maior risco de deterioração. Embora o nosso foco inicial esteja em pontes ferroviárias e rodoviárias, a tecnologia da Eloque é versátil, e planeamos adaptá-la para uso noutras estruturas críticas no futuro”, refere Ersin Uzun, General Manager, IoT and Digital New Ventures do PARC e Board Member da Eloque. “Já estamos a procurar expandir a tecnologia para túneis, portos, garagens e outros ativos de infraestrutura crítica”.

A Xerox detém uma posição maioritária na Eloque, e este investimento faz parte da sua estratégia de entrada no mercado da IoT com novas ofertas industriais. No ano passado, a Xerox também anunciou que o PARC está a trabalhar com o Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) para o desenvolvimento de uma tecnologia que permite a monitorização em larga escala dos mares, projecto integrado no Ocean of Things program.