2023 Tendências da Indústria de Impressão

Se pudermos definir uma tendência macro para a Industria da Impressão em 2023, deveremos referir que será a procura por soluções onde a mobilidade e a segurança sejam a prioridade.

Ao mesmo tempo que precisamos de mobilidade e de agilidade, não podemos descurar a segurança, para trabalhar em qualquer sítio do mundo, a qualquer hora. Será este o modelo que irá garantir a sustentabilidade de clientes e o sucesso de fornecedores de serviços e soluções de gestão de impressão no pós-pandemia.

2023 será garantidamente um ano para consolidação de conceitos como o da Internet das Coisas (IoT) e BYOD (Bring your Own Device) e com isso também virá uma preocupação maior com a segurança.

Smartphones e impressoras multifuncionais inteligentes (Smart MFP’s) estaram cada vez mais conectados entre si e interligados com soluções cloud-based, pelo que o desafio estará cada vez mais na capacidade de implementar infraestruturas que garantam que não existe qualquer tipo de acesso não autorizado aos sistemas corporativos, nem intercetação de dados. Será assim a lógica de “Zero Trust” que marcará o benchmark das melhores práticas no mercado.

As mudanças nas expectativas das equipas em trabalho remoto ou híbrido, tornaram os ambientes de trabalho cada vez mais complexos, exigindo às empresas que não adiem mais os projectos de migração para um “Workplace Digital”.

O Workplace as a Service é uma versão estendida do Software as a Service (SaaS), combinado com o dispositivo as a Service (DaaS). O WaaS permite agregar valor à forma como as empresas trabalham e colocar o colaborador no centro da produtividade, ao lhe porporcionar a disponibilidade de um conjunto de ferramentas, essencialmente basedas na cloud, para que o local de trabalho não seja apenas um sítio, mas vários.

As pessoas precisam de facilitadores e não de entraves. Ao estarem disponíveis ferramentas para melhorar a sua produtividade passamos a ter colaboradores mais orientados para o que realmente tem de ser feito e mais satisfeitos com o seu trabalho.